O que é couro PU?


Na onda das jaquetas de couro, muito se lê o termo couro PU, o que seria isso? O que é couro PU? O couro PU, conhecido também como couro ecológico está presente nas maiorias dos anúncios de venda de jaquetas, ai resolvi procurar o significado deste termo, nas buscas encontramos esse termo para sofás e tapeçarias, mas também encontramos esse material em bolsas, as descrições deste produto são diversas,  dizem que a qualidade é um pouco inferior ao couro, mas entre as qualidades do produto estão sempre a
flexibilidade maior que o couro, é um material mas leve (quem tem jaqueta de couro mesmo, sabe que são mais rígidas e pesadas!). O melhor diferencial é o preço! Muito mais barato além de ter uma coloração  muito mais vasta e claro, ecologicamente correto.

Mas o que é o couro ecológico?

Conhecido como recuperado de couro, o Couro Ecológico é um produto composto por fibras de couro bovino e outros agentes que, combinados segundo uma formulação exclusiva, produzem um material versátil e ecologicamente correto.

Os materiais sintéticos como os corinos e corvins com o decorrer do tempo ressecam e trincam, já os couros ecológicos e couríssimos são muito resistentes ao ressecamento mantendo-se macio e agradável por muito tempo.

Além das vantagens descritas, por ser um material mas leve, as queridinhas jaquetas podem ser usadas para compor o seu look  em qualquer estação do ano! 

Lembre-se ainda que couro sintético não é couro, nem ecológico! Existem vários materiais chamados de couro sintético, mas que são feitos de PVC, um derivado de petróleo!

Espero ter ajudado e caso tenha alguma informação para completar esse post, passe para mim que completo por aqui!

94 comentários:

  1. adorei o post estava cheia de duvidas tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas a informação está errada .

      A resposta básica está realmente na qualidade, mas pode estar relacionada ao mau uso também, então vamos direto ao assunto.


      Atualmente a maioria dos chamados Couros Ecológicos são feitos de P.U (poliuretano), que é um material que proporciona um toque extremamente macio e sedoso ao sofá, sem igual em relação aos outros tipos de sintéticos. Estes materiais são fabricados em forma de uma fina película que se estende por cima de uma malha de algodão, que lhes dá sustentação, e é nessa película que mora o perigo. Para reduzir o custo, os fabricantes geralmente colocam uma camada de p.u muito fina, que praticamente não resiste a fricção, e assim, vai se deteriorar rapidamente, se soltando da malha de algodão, como se estive sendo retirado um adesivo de uma superfície qualquer. Além disso o material as vezes não recebe nenhum tratamento superficial para melhorar sua resistência e para dar acabamento, e assim também vai apresentar acelerado desgaste. Como o estamos explanando aqui, o problema crucial geralmente é a queda do custo do produto, lembrando que hoje, 99,9% dos materiais em P.U que circulam no nosso mercado são de origem chinesa, já que a indústria nacional praticamente abriu mão de produzir revestimentos em p.u no Brasil, por não ter como enfrentar a concorrência com os asiáticos.

      Excluir
    2. ótima explicação, bem isso mesmo, só não acho correto usar o termo "couro ecológico", couro é couro, sintético é sintético. Além do P.U temos o PVC que não é tão macio, mas é mais resistente e demora mais para sofrer hidrolise.

      Excluir
    3. Amei a explicação couro é couro sempre falo isso tb não existe couro ecológico

      Excluir
    4. Estou querendo colocar um sofá de P.U na minha anti sala, será que ele é gelado no frio?

      Excluir
    5. Será que este P.U é gelado? estou querendo comprar um sofá pra colocar na minha sala de tv.

      Excluir
  2. Boa! Tudo junto ficou mais facil mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Só faltou dizer que as moléculas deste material devem estar sempre em movimento(2x por semana de usos segundo fabricantes de sapatos), sob pena deste material se decompor, já que feito para se decompor rápido quando deixados de lado para não destruir a natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa observação. Tenho uma bolsa Calvin Klein desse material e ela ficou guardada por um tempo e agora eu fui pegar para usar e ela está desintegrando :(

      Excluir
    2. Verdade! Uma bolsa linda minha, guardada, simplesmente se desintegrou quando quis usá-la!... afffz (Não consigo acreditar que seja para não poluir, mas para que o consumidor jogue fora e faça outra compra.)
      Ainda, não existe couro sintético, porque não existe 'boi sintético'... simples assim! kk

      Excluir
  4. Gente couro pu ou ecológico é brega? da´a impressão que é pra quem não tem grana p comprar couro de verdade....to na duvida se compro uma jaqueta pu ou ecologica ou couro verdadeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Couro Ecológico está super na moda. O couro é brega.

      Excluir
    2. Compre o que vc tem vontade de usar e se sinta bem sem se importar com a opinião alheia que não irá mudar nada em sua vida.

      Excluir
    3. Concordo com vc couro é couro.Aquele cheiro do couro é maravilhoso.

      Excluir
    4. Brega é usar couro animal.... Chic é poupar a natureza

      Excluir
    5. Acho que temos que pensar no planeta. Tudo que é ecologicamente correto está na moda, logo PU é mais moda do que couro... eu comprei jaqueta de PU e amei... me sinto super IM...

      Excluir
    6. Brega é usar couro animal.... Chic é poupar a natureza

      Excluir
    7. Não é o preço que faz a roupa ser brega. Brega mesmo é tamanha importância com a opinião alheia.

      Excluir
    8. Gente, o couro de verdade nunca vai ser brega.. rs..

      Excluir
    9. e vocês acham que usando produtos do petróleo estão protegendo o planeta?

      Excluir
    10. A vaca é morta e o couro vai pra onde? Que papo é desse de que a moda é pu? Couro sempre esteve e sempre estará na moda. Brega é rotular.

      Excluir
    11. Não existe dúvida, se o caso não for economia, couro é insuperável. Além disso, o gasto a mais se dissolve no tempo, pois a durabilidade é incomparável. Por outro lado, o couro ainda pode ser usado em dias quentes, sem aquecer demais. O resto é economia momentânea.

      Excluir
    12. Couro é tudo de bom! Os abatedouros já utilizam a carne,o couro também deve ser utilizado, é um material de ótima qualidade e durabilidade anos, com o aspecto de novo.
      Se não utilizamos o couro, pra onde ele vai? Já que o boi vai ser abatido deve ser todo aproveitado.
      O material sintético além de logo estragar, será descartado na natureza, mais poluição. Isso ninguem pensa.

      Excluir
  5. Couro Ecológico está na moda. Couro, Pele de animais é brega. Ser natural é chique. Ostentação é brega. Foi o que disse a minha amiga Glória Kalil.

    São frases dela: O rico se enfeita. O pobre se cobre. O elegante se veste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba.. amei tbm haha

      Excluir
    2. Excelente...totalmente real!!!

      Excluir
    3. Me lasquei todo, comprei um lote de 12 jaquetas achando que era couro de verdade, porem couro tratado, depois de ler esta informaçao vejo que as minha jaquetas sao couro PU, MAS SAO MUITO BONITAS e bem masi leves mesmo do que as de couro que tenho

      obrigada pelas infrmaçoes

      Excluir
    4. Resposta mais que perfeita! Só que infelizmente o Couro Ecológico não deixa de ser animal. Há couro ecológico de diversos materiais, e um deles ainda é a fibra de couro animal. Chique mesmo é Usar Couro Sintético e não torturar milhões de vacas que tem seu couro tirado com elas ainda vivas e totalmente conscientes

      Excluir
    5. Sou mais mil vezes uma jaqueta de petróleo que a feita de couro animal ou ecológico. Tirando o preço, não existe nenhuma diferença entre usar couro e pele de animais.

      Excluir
    6. Não sabia que tiravam o couro do animal ainda vivo isso é maldade. Pensei que os animais eram abatidos para consumo é o couro era aproveitado.

      Excluir
    7. Perfeito, mas tbm não sabia que tiravam o couro do animal vivo. :(

      Excluir
    8. Gente, que maluquice... eu entendo que não queiram usar couro de onça e animais silvestres, cujo consumo promove a morte e caça desses bichos. Mas não consumir couro de boi, subproduto da carne? Isso sim é desperdício! Outra coisa, que mentira é essa de tirar o couro com onboi vivo? Os animais, em todos os frigoríficos, sao mortos do mesmo jeito, com um corte na cervical

      Excluir
    9. O povo viaja mesmo!... Por quê tirar o couro de um animal vivo, com ele esperneando e berrando, o sangue alí jorrando, se sempre, desde que boi é boi e abate é abate, o couro 'subprodutado' do abate em si pode e é retirado muito mais facilmente 'após' o abate?... Já disseram e concordo: desperdício seria desprezar o couro do gado abatido, ao estilo do ''não, não, tadinho do gado, morreu; mas o couro eu jogo fora, sou 'ecologico'. '' o.O

      Excluir
    10. Há muito tempo não lia tanta besteira, mesmo mm blog sem pretensões informativas como esse. Couro sintético, seja qual for, não é ecologicamente correto, usam muito mais componentes pesados que o couro natural e agridem muito mais o meio ambiente. O couro natural sim é ecológico,já que é um subproduto do boi e deve sim ser utilizado... Tive que ler até que o couro é tirado do bicho vivo, essa foi a pior!!!! Claro que não devemos usar couro de animais silvestres, como bem lembrado em um dos post.

      Excluir
    11. Que tira o couro do bicho vivo daonde, gente?! huahauahuahauahau

      Excluir
    12. Kkkkkkkkk essa de tirarem o couro do animal vivo foi nova pra mim... Dei risada 😂

      Excluir
  6. Adorei o post, mto funcional! Estava na dúvida de comprar uma bolsa de couro PU, agora q sei q é ecológico, é claro q vou comprar!

    ResponderExcluir
  7. Adorei! estava na dúvida, agora q sei, vou comprar uma bolsa, ainda mais q ñ destrói a natureza...obrigadinha!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se o couro pu ou ecológico é muuuuito diferente do couro legitimo, alguém poderia esclarecer essa minha dúvida ?
    Obrigada desde já =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarinha, 'sobe' uns posts aí e dá uma releitura basiquinha.

      Excluir
  9. Boa tarde, gostaria de saber se o couro ecologico, ou couro pu é muuuito diferente do couro legitimo. Alguém poderia resp a minha pergunta ?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,
    Pelas informações q tenho, o PU é Poliuretano e não fibras de boi. Este tipo de couro não envolve produtos q venham de animais.
    Espero q tenha ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria que fosse esclarecido isso, não compro produtos derivados de animais, pelo que eu sei couro PU não utiliza fibras animais. Se alguém tiver mais alguma informação por favor...

      Excluir
  11. Detesto moda, apesar de este blog falar muito sobre ou ser específico para tal. Comprei uma jaqueta em couro PU e achei perfeito, além de barato. Gostei das informações, apesar de ser carnívoro, sou totalmente contra a fabricação e o uso de peles de aimais.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  12. tenho uma jaqueta desse material o brilho é mais intenso e é resistente.

    ResponderExcluir
  13. não sabia o que significava o termo PU, vejo em alguns anuncio oferendo produtos feitos de couro plutônio (PU), sequer sabia que na sua composição vai fibras de couro de boi, aprendi aqui, da próxima vez vou me ater mais nesses materiais.

    ResponderExcluir
  14. Eu comprei uma jaqueta de público achando que era couro me dei mal...kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Acho que a desvantagem em relação ao couro verdadeiro é que o PU deve ser inflamável né....

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se o couro pu aquece tanto quanto o couro convencional. Quero comprar uma jaqueta para meu namorado e ele anda de moto. O couro pu segura o frio será? Gostaria muito de uma resposta, brigada

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post, obrigada!!! Procurava e procurava algo informativo assim pela web e nada... Felizmente, encontrei o blog! Agora, gente, uma dúvida: uma pessoa comentou que esse couro eco, quando não usado, se deteriora. É verdade? Afinal, uma jaqueta desse tipo, no Rio de Janeiro, não é pra ser usada dirariamente... hehehehehe... Faz pouco frio por aqui. Vi uma peça linda no Cantão hoje, fiquei com muita vontade de comprar, mas agora fiquei em dúvida. Gostaria de saber de alguém que possui uma jaqueta em couro eco se vale a pena mesmo, se a peça é durável! Muito obrigada e um beijo! Mari

    Ah! A jaqueta linda da loja Cantão é essa aqui, olhem: http://www.cantao.com.br/produto.aspx?p=15551&ct=4&c=14&cor=687&nm=JAQUETA+BABY+SUPER+VINTAGE

    ResponderExcluir
  18. sonia

    adorei a informação, pois tem clareza no conteúdo.

    abraço

    ResponderExcluir
  19. Valeu mesmo, pq eu já tinha visto muitas opções de jaquetes do tal couro PU, imaginava q fosse mas não tinha certeza q era o couro ecológico.
    Gosti mucho, bjs Sol

    ResponderExcluir
  20. Valeu mesmo, pq eu já tinha visto muitas opções de jaquetes do tal couro PU, imaginava q fosse mas não tinha certeza q era o couro ecológico.
    Gosti mucho, bjs Sol

    ResponderExcluir
  21. Adorei comprei duas jaquetas de PU e tirei minhas duvidas valeu.bjs

    ResponderExcluir
  22. P/ FALAR A VERDADE EU NAO SEI SE COURO PU É O MESMO QUE COURO ECOLOGICO, EU SÓ SEI QUE ESTE ULTIMO É FABRICADO COM TIRAS DE COURO ANIMAL + BORRACHA DAS SERINGUEIRAS.
    COMPREI UMA JAQUETA DA BARRED'S COR: MOSTARDA, É MARAVILHOSA! ALÉM DE AQUECER NO INVERNO, ELA É MALEÁVEL E SUPER LEVE, APARENTEMENTE RESTINTE, ATÉ AGORA NAO ME DECEPCIONOU. ACONSELHO ÀS MENINAS COMPRAREM!
    BJSSS

    ResponderExcluir
  23. Tenho algumas jaquetas de pu. São bonitas e tudo. Mas esquentam muito e sufocam. Depois de um tempo comprei uma de couro verdadeiro e não quis saber mais das de pu. O couro deixa vc respirar. É agradável em qualquer temperatura. O pu nada mais é do que plástico e por isso é mais barato. Não são exatamente ecológicas, pois como todo plástico, levam séculos pra se decompor! O couro legitimo tem um caimento melhor; maior durabilidade e não desbota. As de pu te fazem suar e deixam cheiro ruim, como todo plástico.

    ResponderExcluir
  24. Tenho algumas jaquetas de pu. São bonitas e tudo. Mas esquentam muito e sufocam. Depois de um tempo comprei uma de couro verdadeiro e não quis saber mais das de pu. O couro deixa vc respirar. É agradável em qualquer temperatura. O pu nada mais é do que plástico e por isso é mais barato. Não são exatamente ecológicas, pois como todo plástico, levam séculos pra se decompor! O couro legitimo tem um caimento melhor; maior durabilidade e não desbota. As de pu te fazem suar e deixam cheiro ruim, como todo plástico.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom!!Procurei no google e vim parar aqui!!!

    ResponderExcluir
  26. Vlw! Bem esclarecedor!

    ResponderExcluir
  27. gente como identificar na jaqueta ou objeto oque e de couro e o que de couro ecologico?

    ResponderExcluir
  28. Parabens pela dica...obrigado........

    ResponderExcluir
  29. Olá ! eu ainda estou na duvida se o PU é considerado couro (mais leve)... ou é couro ecológico ... ou é sintético...

    ResponderExcluir
  30. Comprei uma bolsa de PU ou ecologicamente correto como disse a vendedora, só que não durou muito.

    ResponderExcluir
  31. Vi no google que não pode ser lavado...só passar pano umido, não deve ser dobrado, pois as dobras não sairão mais, são facilmente danificadas com objetos cortantes, ganchos, estiletes e objetos ponteagudos. Devem ser expostos ao ar livre constantemente, mas o forro não sendo lavado não sei ainda como limpar, já que não pode ser lavado.

    ResponderExcluir
  32. PU SIMPLESMENTE É A ABREVIAÇÃO DE POLIURETANO... ECOLÓGICO, NADA MAIS É QUE MATERIAIS FEITOS DE BORRACHA OU OUTRO POLÍMERO PLÁSTICO DERIVADO DE PETRÓLEO REVESTIDOS COM PU OU SIMILAR. SEM ENROLAÇÃO...

    ResponderExcluir
  33. Mais sera que esse couro PU rasga facil?

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Se ele tem fibras de couro bovino, ele não é inteiramente ecológico. Certo? Mais fácil seguir o conselho de minha amiga, uma monja budista: "Comprem bolsas e/ou artigos de couro Made in India; lá as vacas morrem de velhice!"

    ResponderExcluir
  36. Comprei uma jaqueta de couro pu e não foi nada barato como estão dizendo aí e outra coisa me amarrei.

    ResponderExcluir
  37. CREIO QUE ESTE MATERIAL PLUTÔNIO É ALGUMA COISA TIPO RADIOATIVO E PODE PROVOCAR DOENÇAS, ELE É UTILIZADO ENTRE OUTRAS COISAS NO FABRICO DE BOLSAS, NÃO VALE A PENA COMPRAR PRODUTOS BARATOS E SE DAR
    MAL.

    ResponderExcluir
  38. Espero que essas pessoas que nao usam couro tb nao comam carne, pq ninguem desperdiça um boi so por causa do couro, a carne é vendida para alimentação e os ossos vao para curtumes e são ussdos em adubos etc. Não adianta dizer que nao usa couro de jeito nenhum se voce faz churrascada ou come carne o tempo todo, incoerente. Essa é uma postura de quem não come carne ou come raramente. Pq se for pra comer carne todo dia, vai sobrar couro e o couro ecologico vai servir para poluir mais, ja que o couro normal esta em excesso e pode acabar por ser desperdiçado. É claro que isso é uma logica matemática mas a enfase é que usar artigos ecologicos nao tem a ver com riqueza ou pobreza é um conceito de verdadeiro amor a natureza e requer varias outras mudanças de vida. Mas é claro que também haverão pessoas que compraram essas peças somente por muitas vezes serem mais acessíveis.

    ResponderExcluir
  39. Concordo com a Patricia,o couro de boi,vaca,ovelha,bode,etc,são descartes dos frigorifigos,se ninguem usasse couro natural,todo o couro proveniente dos frigorifigos,iriam parar no lixao,mesmo ssim quase metade do couro vai para o lixo,ou é incinerado,então por que usar couro sintético "ecologico", que de ecológico não tem nada,pois é feito de petróleo,enfim pra que usar mais petroleo,se podemos usar a natureza,pois o couro legítimo é natural,e muito mais ecológico que o q eles falam q é ecológico,o couro sintético so seria mais ecológico que o natural,se ninguem comesse carne no mundo,mas ja q isso é impossível,então vamos ajudar a reciclar o "descarte"dos frigoríficos,preferindo couro natural,ao invés do sintético,q dizem ser ecológico ,afinal nem tudo o q nos falam q é ecológico,realmente é,tem muita coisa fake na ecologia.Eu defendo a ecologia pura,uso artigos de couro natural,so vou parar de usar o dia q o mundo parar de comer carne,pois assim estou aproveitando aquilo q seria lixo (o couro)se ninguem o usasse ok

    ResponderExcluir
  40. Estou procurando informações sobre produtos com material PU. Em um site da China estava eu procurando uma bolsa para comprar e vi que na especificaçao; material principal, estava lá: plutônio O símbolo químico do plutônio é PU e é extremamente radioativo.Como a pouco tempo atrás eles foi mostrado que eles estavam vendendo bijuterias com o material cádmio e que eles davam um banho prateado ou dourado e em pouco tempo de uso começava aparecer um amarelado que era característico de um material altamente cancerígeno o cádmio, é só procurar no google se quiser saber mais. Uma coisa é certa eles não se importam nem com a saúde do povo deles imagina a dos outros...

    ResponderExcluir
  41. Queria comprar uma bolsa de couro de plutônio. Quando pesquisei sobre, encontrei que plutônio é um material radioativo usado para construir armas e bombas... Porém não encontrei nada sobre couro de plutônio nem tão pouco sobre ele ser radiotavo. Quero muito comprar a bolsa... Porém fico com receio de que ele seja o mesmo plutônio usado para construir bombas e armas um material radioativo que pode fazer mal a minha saúde.

    ResponderExcluir
  42. MAS E A QUALIDADE E BOA OU FICA DESCASCANDO,

    ResponderExcluir
  43. Nada como couro legitimo. Só o cheiro já é tudo de bom. Não vivo sem botas e luvas, principalmente para digirir srsrsr

    ResponderExcluir
  44. PU não é mistura de fibra de couro bovino como voce disse...PU è derivado do petroleo, não tem nenhum derivado animal!!

    ResponderExcluir
  45. Aliexpress jaquetas de pele de ovelha > só 258.00 masculina e feminina !

    ResponderExcluir
  46. Conseguimos ,aqui no brasil, estampar (com estampas exclusivas o P.U. para fabricação de bolsas, calçados, revestimentos....produto totalmente em processo ecologico, ótimo para confecções de pequeno ,medio e grande porte, Além de escolher a estampa,cores, e com pedido mínimo de 50 mts para emprersas e confecçoes....ótimo para empresas calçadistas, bolsas e revestimentos em geral....contato\\\\\\\\\;19-983127846

    ResponderExcluir
  47. acabei de fazer um pedido de bolsa em couro p u . Parece bonit.. devo comprar mesmo???

    ResponderExcluir
  48. PU= Plutônio usado em bombas nucleares,agora como se coloca este troço em bolsas e vestimenta, vai saber; é uma loucura mesmo da china,

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde entrei neste Blog pois queria saber o significado do couro pu e foi muito bem explicado, gostei muito, mas pessoas estão dizendo que o couro verdadeiro e brega, ai fica difícil sou motoqueiro e possuo uma moto speed tenho um macacão de couro legitimo e todos os acessórios etc... se eu cair estarei protegido agora e se eu estiver com uma jaqueta e calca de couro pu sera que ela me livraria de se machucar.....nota 10 pelo Blog ....e Obrigado

    ResponderExcluir
  50. O PU também é derivado do petróleo!! Não tem nenhuma fibra de origem animal!! Esses termos são feitos para enganar o consumidor. Inclusive o termo "couro ecológico" já foi proibido de ser usado. O que faz todo sentido, ou é couro, ou é ecológico. Os dois juntos não existem!

    ResponderExcluir
  51. Chic eh usar PU! brega eh usar roupas feitas usando bicho! o homem eh o único que destrói o meio onde vive! aff....

    ResponderExcluir
  52. Chic eh usar PU!
    o homem eh o unico ser que destroi o meio onde vive! vamos preservar os animais, as arvores...nao precisamos de tanto pra nos aquecer, pra viver.

    ResponderExcluir
  53. Chic eh usar PU!
    o homem eh o unico ser que destroi o meio onde vive! vamos preservar os animais, as arvores...nao precisamos de tanto pra nos aquecer, pra viver.

    ResponderExcluir
  54. O rebanho de bovinos é enorme, no Brasil. A indústria mata muitos bois para a alimentação da população. Qual o mau de aproveitar o couro? Já que a carne já foi usada? O que farão com o couro então? Acho ao contrário o couro deve ser aproveitado . Porque tudo sintético tem pouca durabilidade, logo, muito lixo. O couro dura anos.

    ResponderExcluir

Você já chegou até aqui, então deixe seu recadinho vai?